segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bobina dos Mi's no Chevette

Dica sobre bobina dos Mi’s no Chevette:

Seguinte: O ar é um "isolante elétrico", certo? Em partes. ;) O ar só é um isolante elétrico até uma determinada propriedade dele ( e de todos os outros isolantes... ) ser "vencida", que chamaremos de "dielétrico".

Conforme vc aumenta a tensão ( Diferença de potencial ) entre os condutores de energia, vc vai "ionizando" o ar em volta deles, até que a quantidade de elétrons "sobrando" nas pontas desses condutores seja tamanha e faça eles "circularem" mesmo em um ambiente que não seria condutor, formando aquele arco-voltaico ( faisca ) que conhecemos.

Nesta fase, existe um "pico" de tensão ( Girando em torno de uns 15/20.000V em média nos mancos originais ) e, apartir do momento que é formado o arco, essa tensão "cai" e fica oscilando em algumas centenas de volts, até que toda a carga da bobina seja consumida, cessando o arco. Isso perdura alguns pouquíssimos milisegundos. Uns 2 ou 3, muitas vezes.

Quanto mais denso o ar ( Quanto mais comprido for... ) maior será essa resistência dielétrica. Para haver uma centelha nesses ambientes, a tensão entre as partes deverá ser ainda maior.

Em motores com altas taxas de compressão ( aspro ) e/ou super alimentados ( Sejam turbo, supercharger, blower, etc... ) a tensão entre os eletrodos da vela ( Entre o pino central e o pino que "sai" do castelo metálico ) deverá ser ainda maior que esses valores, dado que é mais difícil a formação da centelha nesses ambientes.

E, como todo mundo sabe, se não acontecer a centelha, não haverá combustão. Não havendo a combustão, não haverá produção de força... Enfim... ;)

Muito provavelmente, as bobinas dos Mi´s devem ter esse "pico" de tensão maior que as bobinas "asfálticas" ( Aquelas "tubinhos" de alumínio que equipa Fusca, Gol, Chevette, Opala, BELINA e talz... ) e, por serem mais novas, devem ser superiores ainda na capacidade de carga, etc...

Sinceramente? Eu utilizo o sistema original da Barca até hj. Bobina, cabos de velas, velas, tampra do distribuidor e cachimbo novos e não tenho problemas com combustão na barca. Mesmo qnd empurrei 1,6bar nela.

Óbvio que as velas estavam só com 0,55mm de abertura tmb... *rs*

Sistemas de ignição são "super-dimensionados", semelhante ao superdimensionamento do sistema de arrefecimento.

Salvo "prep forte" ou "ogrices", o sistema original serve de bem preps leves/médias, DESDE QUE em boas condições...

:legal:

Fonte: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=99669

Um comentário:

  1. How to find good gambling websites (including casino websites)
    Searching 울산광역 출장샵 for the best gambling websites 속초 출장마사지 for 경주 출장안마 you? Then find out by comparing hundreds of 상주 출장안마 sites that are Mar 12, 2021 경기도 출장샵 · Uploaded by SlotsMakers

    ResponderExcluir